Pesquisar neste blogue

janeiro 25, 2006

Estrela do Natal (Euphorbia pulcherrima)

Família: Euphorbiaceae
Nome comum: Poinsettia, Planta ou Estrela do Natal
Outras variedades: E. cyathophora, E. heterophylla e E. peplos



Descrição:

Do latim, pulcherrima significa a mais bela e na verdade quando se encontra na plenitude do seu ciclo vegetativo a Poinsettia exibe um conjunto floral brilhante e vermelho, assente numa coroa de folhas verdes, que faz dela uma das favoritas da época natalícia, só superada pela própria árvore de Natal.
Porém, quando cultivada em jardim esta espécie pode crescer e atingir mais de 3 metros de altura, ficando com o aspecto de uma árvore desengonçada. Nos ramos tenros desenvolvem-se então folhas bicudas e ovais, lateralmente dentadas e de cor verde escura. No topo destes ramos nascem flores muito pequenas e amarelas, no centro da estrutura colorida mais vistosa, muito juntas e sem pétalas, logo acima de uma camada de folhas modificadas de cor vermelha, conseguida através de um criterioso jogo de escuridão e luz .
As plantas que em Portugal se encontram à venda são impedidas de crescer mais do que 30 a 60 cm através da intervenção de agentes químicos, ou por eliminação sistemática do topo da planta até surgir o núcleo do qual surgirão as flores.

Origem
A E. pulcherrima é originária do México e foi tornada popular no século XIX pelo representante no Congresso dos Estados Unidos e primeiro Embaixador no México, Joel Roberts Poinsett (1828), constituindo a sua cultura em viveiro um dos actualmente mais rentáveis negócios mundiais, com vendas em grande escala num período curto de tempo, isto é, durante as festas de Natal. Em Portugal encontram-se à venda em supermercados, viveiros, floristas, lojas de decoração, mercados ao ar livre e até em feiras.


Cultura:

No exterior deve ser colocada sobre a superfície do solo uma camada de desperdícios protectores da luz solar, para evitar o crescimento demasiado das raízes, que a tornariam demasiado esbelta.

No fim do Inverno devem ser cortados os ramos mais antigos antes que surjam os novos rebentos, a fim de estimular o desenvolvimento geral da planta e obter mais flores. Ao longo de toda a Primavera e no início do Verão, cortar frequentemente com a unha as pontas de cada novo ramo, permite obter mais flores no Inverno. Porém, nunca mexer na planta a partir de meados de Agosto, pois ao retirar o núcleo dos botões que nessa altura começam a formar-se, pode pôr-se em causa o nascimento das novas flores.


Luz: Cultivada num local muito escuro as flores são mais pequenas, em menor número e a planta torna-se frágil e com um aspecto desengonçado. Embora tolere alguma sombra, tem preferência por um local onde exista maior quantidade de luz solar. Porém, a luz tem um papel preponderante na fase de desenvolvimento das flores, cujo aparecimento é induzido pelo surgimento de noites mais longas do que a duração dos dias. Sem a existência de noites longas, a Poinsettia continuará a desenvolver-se e a produzir folhas, mas nunca dará flores. Assim, é muito importante que na época própria – fim do Inverno anterior - a planta não receba qualquer tipo de luz durante um período equivalente a uma noite longa sendo reposta a normalidade no fim do Outono seguinte.

Humidade: Gosta moderadamente de água e quando cultivada em vaso, deve deixar-se secar a superfície da terra antes de regar de novo. Quando as folhas caem pode ser um sinal de que tem água em excesso.

Resistência: Sendo uma planta tropical, dá-se bem em Portugal e especialmente no litoral onde não está sujeita à geada que no Inverno pode destruí-la.

Propagação: Relativamente fácil de propagar através do corte de um ramo tenro, devidamente fertilizado com hormonas para enraizamento e colocado numa mistura de terra com areia, de preferência no fim do Inverno.

Aplicações:É uma planta barata e de fácil cultivo. Muito embora algumas pessoas a deitem fora logo após o Natal, pode ser mudada para um jardim no início da Primavera, onde crescerá rapidamente podendo atingir uma altura de três metros.

Características:Muito embora se pense que é venenosa, a Poinsettia não fará mais do que provocar uma má disposição e dor de barriga, não devendo por isso ser deixada perto de crianças muito pequenas.

25-01-2006

Sem comentários:

Enviar um comentário